domingo, 6 de janeiro de 2013

Allegheny General Hospital

Eae, então, como eu disse, eu vim a Pittsburgh para realizar um estágio do meu internato médico no Allegheny General Hospital. Escolhi realizar no serviço de cardiologia e é isso, vamos começar?! (as fotos abaixo fiz durante essa semana, ou seja, não está obrigatoriamente em uma ordem cronológica)

Todo dia antes de sair da cama já verifico o tempo do dia. É, não vai ser muito fácil encarar esse frio, mas é o jeito, não chora Diogo!!!!


Acordo, tomo meu banho, graças a Deus a agua sai fervendo do chuveiro! Mas o percurso entre o quarto e banheiro e vice versa é um sofrimento que só!!!!! friiiiiiiiiiiiiio... 
Ok, me arrumei, desço pra cozinha, preparo meu café da manhã e parto pro ponto de onibus! 
Aqui os onibus são pontuais, ou seja, se ele vai passar 7:52, quer dizer que 7:53 ele já passou... Nesse dia eu não tinha os horários, era meu primeiro dia a pegar o bus, logo, fiquei 25 minutos esperando, CONGELANDO!!!! queria chorar, mas segurei as lágrimas, não queria congelar meu olho também, pois os dedos de meus pés já eram.. =( pensei muito em voltar pra casa, estava insuportável ficar mais um minuto, mas eu não podia faltar, tinha que ir pro hospital, não tinha outra opção!! #mããããeeeee (aqui o filho chora e a mãe não vê!) (nem tanto, rsssss). O trajeto é bem rápido, uns 15 minutos chego em downtown, centro da cidade, e de lá pego outro, mais 8 minutos e chego no hospital! Eu até poderia ir andando do centro mas o frio mortal não permite! 


Já quase chegando ao hospital, ele bem no fundo! =) e a neve ao redor, tudo muito bonito e frio -.-'


O AGH (Allegheny General Hospital) é um dos hospitais da rede West Penn Allegheny Healthy System que conta com mais outros 5 hospitais espalhados pela cidade. Este é o maior deles e é onde farei o estágio, quem quiser mais informações, sinta-se a vontade em clicar aqui!


O AGH foi eleito um dos melhores hospitais dos EUA e do mundo, sendo destaque em várias áreas, principalmente pela cardiologia, excuse me...


Ok, já fiz a introdução básica, agora vamos pra minha vida. Hoje cedo foi a reunião para orientações gerais e tudo sobre o estágio. Assina papel aqui, assina papel ali, a coisa é bem séria aqui. Tivemos que realizar uma prova sobre questões éticas e depois fomos levados a conhecer o hospital. Já devem ter percebido que é IMENSO, não?? e não tem como não se perder lá, rsss vira aqui, vira ali pega elevador, desce, muda de prédio, sobe e etc... por isso que eles nos deram um mapa!! Mas no segundo dia eu já conhecia na palma da minha mão, só que não.
Dentro do hospital, além de ter tudo, tem uma academia para nós *.* só quer ver ter coragem para vir malhar. E tem mais, com esse crachá tenho 20% de desconto no restaurante do hospital xD (afff, no mais sem recursos possíveis dos hospitais que já estagiei, sempre teve comida para os estudantes, #chatiado, mas enfim)


Só para constar, look du jour:


Já no primeiro dia do estágio fui para o serviço de angiorressonância e cateterismo cardíaco (Cardiac Cath Labs) e acompanhei a realização de cateterização. Eles possuem "apenas" umas 5 salas para realizar os cateterismo, implantação de stents e etc. Aprenda com eles, Brasil!!!


Uma das salas de catheterization.



O hospital possui uma biblioteca. Eles aceitam alunos do mundo todo e muitos alunos de medicina dos EUA vem realizar sem estágios aqui. O AGH foi eleito o décimo melhor hospital escola dos EUA.
Você tem acesso a biblioteca super atualizada e pode fazer quantas cópias quiser, simples =)


Meio dia, horário do almoço!!!
O hospital possui uma praça de alimentação! Isso mesmo! Possui uns 6 restaurantes pret-a-manger. São de tipos diferentes. Um só serve salada, outro serve hambúrgueres, um de pizza, outro de comida mais normal e por ai vai... e cada dia tem algo diferente, o cardápio sempre difere. E não é nada caro, e ainda tem o desconto!!!! Amo muito tudo isso. Ahh, tem a parte só das sobremesas, sucos, pãos e etc, tem de tudo!

E se tem uma comida que não gosto é a americana!!! Não dá para engolir, os médicos, enfermeiros, quase todo mundo aqui "almoçam" pizza, hamburguer, essas coisas mais junkie food da vida!!! E tem outra, mais da metade das pessoas aqui são obesos, sério, é engraçado!!! Essa é a cultura do povo! Conversando com meu professor aqui sobre isso, ele me disse que 30% dos americanos são diabéticos, oh céus!!!!!! Livre este mal de mim! 



A comida não é das melhores, ok, procuro algo que tenha arroz, carne e salada (e batata frita e refrigerante, rsssss), abaixo segue um dos exemplos, arroz com sei-lá-o-quê de frango com cogumelos, um mingau e o refri básico! 



Aqui todo mundo vai para o refeitório com seus jalecos ou roupão de centro cirúrgico! CCIH pira!!!


Meus amigos brasileiros que também estão estagiando no hospital!


Ok, barriga cheia, hora de voltar pro serviço!!
Hora de teaching attending, ou passar visita!
Mas antes, um cafézinho! Cada departamento tem sua cozinha e suas comidas, nesse dia tinha uma bandeja com 500 donuts diferentes! A cardio dando um "ótimo" exemplo!


Se tem uma coisa que funciona aqui é a interdisciplinariedade! Estamos agora na enfermaria da unidade coronariana. Durante a visita na enfermaria, além dos residentes de cardiologia e de clinica médica, tinham farmaceuticos, uma residente de pneumo e uma de transplante. Eles trabalham em equipe, mais uma para o Brasil aprender, ou seja, nós! 



Toda informação aqui é informatizado. Tudo tem seu registro nos computadores. Todos os exames e resultados se encontram na base de dados. Em frente de cada quarto existe um computador, quando os médicos vem fazer a avaliação, eles puxam a história do paciente ali mesmo. Já vi algo semelhante no Brasil, mas nada como aqui =/

Na foto abaixo, fomos olhar o cateterismo de uma paciente.


 Quando digo que aqui tudo é informatizado é porque é, e também vale para os acima do peso =P


Uma das enfermarias.
Curiosidade: aqui é uma enfermeira para cada 2 leitos. Parece piada né?!
Um residente médico recebe em torno de 4 mil dólares (no Brasil recebem, me perdoe se eu estiver desatualizado, uns 2 mil reais, não?) (quem quer vir fazer residência aqui?!)

Mas detalhe, aqui tudo é pago, não existe um sistema único de saúde pública como o nosso brasileiro, que é dever do Estado em oferecer uma saúde integral aos brasileiros!! Aqui é assim, ou você tem dinheiro ou você tem seguro,,, pq senão, não dá!!!!!



 Essa foi a primeira semana, vi muitas coisas, estou aprendendo muito, é só o começo, agora deixa eu dormir porque tenho que acordar amanhã cedo e ir pro estágio, bjao gata, se cuida
amo vc

com carinho,
Diogo.







Um comentário:

  1. Aiii ja pensei bexteira! tipo Grey's anotomy! todo mundo se pegando um bingo de surdo!
    Amem voltou a postar né queridãn!
    Boa sorte e bons estudos

    ResponderExcluir